Estudante brasileira ganha prêmio internacional por criar absorventes sustentáveis

Um projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do Rio Grande do Sul ganhou o primeiro lugar da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo edição 2022, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Chamado SustainPads, os absorventes são feitos a partir de subprodutos industriais e foram desenvolvidos pelas estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, sob orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto.

Continua após a publicidade...

Agora, as jovens irão representar o Brasil na final internacional, em Estocolmo, na Suécia, entre 29 de agosto e 2 de setembro.

SustainPads

O SustainPads é feito com fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. Cada absorvente custa apenas R$ 0,02 em média. A palmeira juçara é nativa da Mata Atlântica e é conhecida pelo palmito de boa qualidade.

Um dos intuitos do projeto é o combate a chamada pobreza menstrual. Uma a cada quatro adolescentes não têm acesso a absorventes quando precisam, segundo levantamento Livre para Menstruar, realizado pelo movimento Girl Up.

Do Correio Braziliense

Relacionadas

Hugo Motta marca data de votação do projeto da isenção do Imposto de Renda

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou…
Tapiocaria do Irmão Firmino. Foto_ Reprodução Facebook

Incêndio atinge e destrói parcialmente Tapiocaria do Irmão Firmino; veja vídeo

Um incêndio na madrugada desta quarta-feira (24) atingiu a…