Deputada Erika Hilton avança com PEC acabar com escala 6×1

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) está prestes a dar um passo significativo na luta por melhores condições de trabalho no Brasil. Após reunir 234 assinaturas, ultrapassando a meta necessária de 171, Hilton vai protocolar nesta terça-feira (25) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1. A iniciativa busca não apenas eliminar o modelo atual, que prevê seis dias de trabalho para um de descanso. Mas também introduzir a possibilidade de uma jornada de quatro dias de trabalho por semana, o chamado modelo 4×3.

O Que Diz a PEC?

A proposta de Erika Hilton tem como objetivo principal reduzir o limite de horas semanais trabalhadas no Brasil. A ideia é permitir que os trabalhadores tenham mais tempo para suas vidas pessoais. Desse modo, promovendo um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. A PEC sugere a adoção de uma jornada de trabalho de quatro dias na semana, mas também abre espaço para negociações que possam resultar em um modelo intermediário, como a escala 5×2.

Continua após a publicidade...

Próximos Passos e Mobilização

A deputada já planeja uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para discutir a tramitação da PEC. Além disso, Erika Hilton estará acompanhada do vereador carioca Rick Azevedo (PSOL) e representantes do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), além de outros movimentos sociais aliados.

Para aumentar a conscientização e o apoio à causa, a deputada está organizando um “panfletaço” em várias cidades brasileiras. Dessa forma, vai incluir Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Manaus, Cariacia, Belo Horizonte, Fortaleza e Cuiabá. Amanhã, será anunciado um calendário de mobilização nacional em defesa do fim da escala 6×1.

Impacto Esperado

A mudança proposta pela PEC pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros, permitindo mais tempo para descanso, lazer e atividades pessoais. A discussão sobre a redução da jornada de trabalho está em alta em diversos países, e o Brasil pode se tornar um dos pioneiros na América Latina a adotar essa mudança.

Relacionadas

Hugo Motta marca data de votação do projeto da isenção do Imposto de Renda

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou…
Tapiocaria do Irmão Firmino. Foto_ Reprodução Facebook

Incêndio atinge e destrói parcialmente Tapiocaria do Irmão Firmino; veja vídeo

Um incêndio na madrugada desta quarta-feira (24) atingiu a…