A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alertou que a combinação de alta demanda e oferta restrita está elevando significativamente o preço dos ovos no mercado. Nesta semana, o preço dos ovos de galinha subiu até 40% no atacado, segundo a Abras.
A princípio, a associação está atenta à inflação generalizada dos alimentos e destaca que aumentos como este podem impactar o consumo. “As empresas já começaram a programar o abastecimento para a demanda sazonal da Quaresma. Contudo, a restrição na oferta e os sucessivos aumentos de preços preocupam os supermercados”, afirmou Marcio Milan, vice-presidente da Abras.
Além disso, com o aumento dos preços de outras proteínas, os consumidores têm recorrido mais aos ovos de galinha, o que intensifica a pressão sobre os preços. O impacto no bolso do consumidor não se limita ao aumento dos preços, mas também à redução do custo-benefício do produto.
A Abras também destacou que os consumidores estão enfrentando uma redução no tamanho dos ovos. Uma portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária aprovou uma nova classificação que diminuiu o peso médio dos ovos em quase 10 gramas por unidade.