Vendas no varejo caem 4,3% na Paraíba em novembro, mas acumulado do ano segue positivo

Apesar da retração mensal, estado registra crescimento anual de 12,3% no volume de vendas, acima da média nacional, segundo o IBGE.
PB gera saldo positivo de empregos pelo 7º mês seguido. Em setembro, todos os setores tiveram saldo positivo.
Foto: Edson Matos

A Paraíba registrou uma queda de 4,3% no volume de vendas do comércio varejista em novembro de 2024, em comparação a outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. Esse foi o segundo maior recuo do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (-5,7%). A média nacional apresentou uma queda menor, de 0,4% no mesmo período.

A receita nominal de vendas no estado também teve retração mensal de 2,2%, o segundo maior recuo do Brasil, superado novamente apenas pelo Rio de Janeiro (-3,2%). Na média nacional, houve um pequeno aumento de 0,1%.

Continua após a publicidade...

No entanto, quando comparado a novembro de 2023, o cenário é positivo. O volume de vendas na Paraíba cresceu 7,5%, acima da média nacional (4,7%) e com o 9º melhor desempenho do país. Na receita nominal, o estado também superou a média nacional, com alta de 10,8% frente a 10,4% no Brasil.

No acumulado de 2024, até novembro, o comércio varejista paraibano apresentou uma variação positiva de 12,3% no volume de vendas e de 14,4% na receita nominal, ambos resultados superiores à média nacional, que foi de 5% e 9%, respectivamente.

Relacionadas

A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB)…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…
A executiva brasileira Lidiane Jones renunciará ao cargo de…