“Ainda Estou Aqui” recebe indicação ao Globo de Ouro

O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, tem emocionado plateias ao redor do mundo e conquistado o reconhecimento internacional. Baseado na obra biográfica do jornalista Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a história da família Paiva e sua luta diante da perda e do legado deixado por Rubens Paiva, deputado preso, torturado e morto pela ditadura militar brasileira.

Indicações ao Globo de Ouro

O filme foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Estrangeira, e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, também recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz, ao lado de grandes nomes como Tilda Swinton, Kate Winslet, Angelina Jolie e Nicole Kidman.

Continua após a publicidade...

Reconhecimento Internacional e Prêmios

Além do Globo de Ouro, o filme foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil para concorrer à indicação ao Oscar 2025. Recebido com comoção em festivais internacionais, “Ainda Estou Aqui” foi premiado no Festival de Veneza, levando o troféu de Melhor Roteiro.

Uma História de Resistência e Superação

O filme retrata a trajetória de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, e seus cinco filhos, após o desaparecimento do deputado em 1971. Eunice, interpretada magistralmente por Fernanda Torres, torna-se advogada de direitos humanos e indígenas, lutando pelo legado do marido e pela proteção dos filhos.

A obra é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, que homenageia a mãe como símbolo da resistência contra a ditadura. Eunice faleceu em 2018, aos 86 anos, após lutar contra o Alzheimer.

Resumo do Impacto de “Ainda Estou Aqui”

Aspecto Detalhes
Direção Walter Salles
Baseado em Livro de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015
Premiação Internacional Melhor Roteiro no Festival de Veneza
Indicações ao Globo de Ouro Melhor Filme de Língua Estrangeira; Fernanda Torres indicada a Melhor Atriz
Outros Indicados (Atriz) Tilda Swinton, Kate Winslet, Angelina Jolie, Nicole Kidman
Representação no Oscar Escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2025
Temática Luta contra a ditadura, direitos humanos e superação familiar

“Ainda Estou Aqui” é mais do que um filme: é um testemunho da história recente do Brasil e um tributo à resiliência de Eunice Paiva, que transformou a dor em luta por justiça. Com uma narrativa poderosa e atuações impecáveis, o longa já deixa sua marca no cenário internacional e promete ser um forte concorrente na temporada de premiações de 2025.

Relacionadas

Um levantamento realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa…
A cantora Liniker confirmou sua apresentação na capital paraibana…
A atriz brasileira Fernanda Torres protagonizou um momento hilário…