O Sertão paraibano enfrenta uma situação crítica de baixa umidade do ar, que pode trazer riscos para a saúde e para o meio ambiente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para 20 cidades da região, que podem registrar índices de umidade abaixo de 12%.
A baixa umidade do ar é causada pela falta de chuvas e pela alta temperatura, que favorecem a evaporação da água no solo e na atmosfera. Segundo o Inmet, essa condição meteorológica pode provocar risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As cidades com alerta de baixa umidade são: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Ibiara, Joca Claudino, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, Santa Inês, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Sousa, Triunfo e Uiraúna.
Com o tempo mais seco, a recomendação para a população das áreas afetadas é beber mais líquido, evitar prática de atividades físicas, exposição ao sol nas horas mais quentes e uso de hidratante para a pele, além de umidificadores para o ambiente.
O alerta de perigo do Inmet tem validade até as 18h desta segunda-feira (30), mas pode ser prorrogado caso a situação não melhore. O órgão orienta que as pessoas sigam as instruções da Defesa Civil e dos órgãos de saúde locais.