Apenas um deputado da Paraíba apoiou até o momento a proposta de emenda constitucional (PEC) que visa pôr fim à jornada de trabalho 6×1, projeto defendido pela deputada Erika Hilton (Psol-SP). Luiz Couto, parlamentar do PT, é o único representante paraibano entre os 79 congressistas que assinaram a proposta até este sábado (9). A PEC precisa de pelo menos 171 assinaturas para começar a tramitar na Câmara dos Deputados.
O projeto, anunciado em maio, ganhou ampla repercussão nas redes sociais na última semana. A iniciativa faz parte do movimento “Vida Além do Trabalho”, que critica a escala de seis dias de trabalho para um de descanso, considerando-a prejudicial à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores. “A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador“, disse Hilton em recente declaração, destacando a importância de dar aos trabalhadores tempo para o lazer, a família e o desenvolvimento pessoal.
O movimento, que também lançou um abaixo-assinado com mais de 1,3 milhão de assinaturas, argumenta que o modelo atual limita a qualidade de vida e o crescimento profissional.