O cantor e compositor paraibano João Gonçalves, conhecido como o rei do duplo sentido, faleceu na madrugada desta segunda-feira na sua cidade natal, Campina Grande.
Autor do sucesso Severina Xique-xique, que colocou o nome do cantor Genival Lacerda conhecido em todo o cenário musical nacional, João Gonçalves ainda teve músicas de sua autoria gravadas por Dominguinhos e Elba Ramalho.
O cantor tinha 85 anos e informações até o momento dão conta de que ele foi vítima de um infarto. Ainda não há informações sobre o velório e enterro do artista.
Censura e polêmica
João é autor de clássicos da música popular nordestina, a exemplo de “Severina Xique Xique”, “Mate o véio”, “Galeguin dos zói azu”, sucessos na voz de Genival Lacerda. Considerado o “rei do duplo sentido”, João teve seu LP quebrado, na década de 1970, pelo apresentador de televisão, Flávio Cavalcante. O fato, ocorrido em plena ditadura, não só trouxe fama como o colocou sob os olhares dos militares. Em João Pessoa, ao cantar na Festa das Neves, teve de se apresentar à Polícia Federal e a sua canção, “Pescaria em Boqueirão”, foi proibida.