Cinco motivos para Bolsonaro ainda defender tratamento precoce e atacar vacinas contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista nesta segunda-feira (19) à TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e aproveitou para usar o espaço vinculado ao próprio governo para voltar a defender o tratamento precoce contra a Covid-19, que não tem eficácia comprovada.

Além disso, o presidente atacou as vacinas e o ex-ministro Henrique Mandetta, que foi contra todos esses pontos discordantes da ciência que Bolsonaro insiste em manter sua postura de defesa.

Continua após a publicidade...

Mas, não é à toa que o presidente faz isso e o Outro Tanto enumerou cinco motivos para ele ainda fincar o pé nesse mar de inverdades que ele mesmo criou, objetivando o momento eleitoral que pode o reeleger.

Confira abaixo.

5 – Confundir mais do que explicar

Se tem uma coisa que Bolsonaro e toda sua trupe sabe fazer bem é confundir os brasileiros mais do que explicar. Não é à toa que notícias mentirosas circulam mais do que a verdade, travando uma verdadeira guerra com os profissionais do jornalismo que labutam rotineiramente em busca da verdade.

4 – Manutenção do discurso

Com uma campanha eleitoral apontando por aí, a propaganda será algo preponderante para quem quer se reeleger e mudar o discurso nesse momento vai bater de frente com tudo o que ele já disse e pode gerar ruído com o eleitor.

3 – Atrelar fake news

Bolsonaro e sua trupe também precisa manter posicionamento com fake news para poder vender outra inverdades por aí. A prova disso é sua frente que quer, a todo custo, o voto impresso e auditável sob a alegação que o atual sistema (que nunca foi burlado) tem fraude.

2 – Beneficiamento próprio e CPI

A CPI da Covid apura justamente a postura presidencial e de seus auxiliares diante a pandemia e a falta de interesse em comprar vacinas é um dos assuntos. Desmerecer o imunizante é ferramenta para justificar diante seus eleitores seu processo de ignorar a oferta de vacinas.

Junto a isso, sabemos que laboratórios que fabricam remédios como cloroquina e ivermectina, dois medicamentos defendidos pelo presidente como tratamento precoce tiveram grandes vendas no Brasil e o Governo Federal adquiriu milhões dos laboratórios e essa iniciativa também pode culminar em investigação.

1 – A tiazinha do zap

Esse é o ponto de culminância de todos os outros aspectos apresentados aqui. Todo mundo tem uma tiazinha do zap que passa dia e noite repassando fake news e acreditando em tudo o que veem nas redes sociais, sem checar a fonte e a veracidade e defendendo com unhas e dentes teorias conspiratórias, mamadeiras de piroca e cloroquina.

Relacionadas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu,…
A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (13) a…
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.807 da…