Um grupo de mulheres aposentadas decidiu caminhar 300km de Salvador a Aracaju. A iniciativa começou no dia 17 de setembro e elas chegaram ao destino final nesta terça-feira, 12. O projeto foi intitulado “De pé se vai ao longe”. O objetivo é compartilhar experiências, contemplar a natureza da Linha Verde, entre a Bahia e Sergipe, e praticar atividade física.
O grupo percorreu cerca de 20km por dia apenas com as mochilas e o mínimo necessário para a jornada. Participam da experiência a advogada, ativista e Procuradora do Estado da Bahia aposentada, Cléia Costa, 59 anos; a advogada da União aposentada, Rita Catarina, 60 anos; e a arquiteta, aposentada e especialista em bioconstrução, Glaci Rambo, 60 anos.
O grupo tem ainda outras 14 participantes, mas somente essas três apresentaram as condições necessárias para fazer o percurso.
Cléia Costa considera que a imersão contribui para reflexão sobre a importância da valorização dos pés, principal instrumento que movimenta as pessoas.
“As vezes pensamos que a vida é só se movimentar de carro, de navio e de avião. Mas, a vida é caminhada e nós nascemos para caminhar. Estamos aqui para nos aprimorar na condição humana e não para juntar coisas sob a condição humana e a caminhada nos ajuda a nos livrar do desnecessário.”, pontua.
Ela afirmou que as demais integrantes do grupo acompanharam a jornada em pensamento, vibrando, aprendendo e refletindo junto conosco.
“A iniciativa nos faz refletir que vivemos num mundo enviesado por objetos e coisas e às vezes esquecemos como precisamos ser recheados de pessoas, emoções, encontros, reencontros e confiança.”, acrescentou.