CPI dos Combustíveis: Mikika Leitão confirma convocação de donos de postos e distribuidoras

A recente escalada nos preços dos combustíveis em João Pessoa e Região Metropolitana levantou suspeitas de práticas de cartel entre os postos de combustíveis. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está no centro dessa investigação, com o objetivo de esclarecer os motivos por trás do aumento abrupto de até R$ 0,40 no preço do litro dos combustíveis.

O Papel da CPI

Continua após a publicidade...

A CPI, presidida pelo vereador Mikika Leitão, foi instaurada com um prazo de 120 dias para apurar possíveis irregularidades no setor de combustíveis. Desde o início, mais de 20 dias já se passaram, e a comissão está empenhada em convocar donos de postos e distribuidoras para prestar esclarecimentos.

Indícios de Práticas Abusivas

A suspeita de cartel ganhou força após o Procon autuar 29 postos por aumentos abusivos no preço da gasolina comum. A iniciativa da CPI foi proposta pelo vereador Guga Mov Jampa, que, após um incidente de segurança pessoal, decidiu não presidir a comissão.

Ações e Objetivos da CPI

AçãoPrazoObjetivo
Início da CPI23 de setembroInvestigar cartel em postos de combustíveis
Convocação de donos de postosApós início da CPIColetar informações
Apuração120 diasIdentificar indícios de cartel
Relatório finalFim do prazoSugerir medidas contra cartel

Impacto na Sociedade

O aumento dos preços dos combustíveis tem gerado grande repercussão entre os consumidores e parlamentares, destacando a importância de uma investigação transparente e eficaz. A CPI busca não apenas identificar práticas ilegais, mas também propor soluções que protejam os interesses dos consumidores e garantam um mercado justo.

Relacionadas

Hugo Motta marca data de votação do projeto da isenção do Imposto de Renda

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou…
Tapiocaria do Irmão Firmino. Foto_ Reprodução Facebook

Incêndio atinge e destrói parcialmente Tapiocaria do Irmão Firmino; veja vídeo

Um incêndio na madrugada desta quarta-feira (24) atingiu a…