Um levantamento feito pelo CanalTech, em parceria com o Climatempo revelou que Caicó, no Rio Grande do Norte, é a cidade mais quente do Brasil.
O estudo levou em conta os dados das 338 estações de monitoramento de temperatura. Para chegar até os locais mais quentes do país, foi levado em conta o histórico com médias máximas registradas entre os anos de 1981 e 2010, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Com clima semiárido, Caicó tem um clima seco e pouca chuva: a precipitação média anual é de 630 milímetros. A média da capital, Natal, é de 1225 mm. Quando se trata da média de temperatura máxima, a qual abrange registros de décadas, o calor na cidade atinge 34,9 °C. Ainda assim, ao longo do ano a temperatura média da cidade gira em torno de 28 °C. Durante o verão, a média alta não passa dos 37,1 °C, enquanto no inverno a mínima é de 21,5 °C.
A reportagem lista ainda outros cinco lugares onde as altas temperaturas persistem. Assim como Caicó, ficam em uma região que é cortada pela Linha do Equador, a faixa do planeta que mais recebe energia do Sol.
Só no Piauí, ficam quatro deles: Caldeirão Grande do Piauí, Picos, Floriano e Piripiri; O outro lugar é Sobral, no Ceará.
Mas vale ressaltar, em 2021 um levantamento do INMET considerou que entre 2011 a 2020 houve alto aumento de temperatura, principalmente nos anos de 2015, 2016 e 2019, apontados pelo documento, como os mais quentes da história (registros começaram em 1961).
Da Redação, com a Casa Ninja Amazonia