O Lollapalooza foi o primeiro grande festival a retornar aos EUA desde que as restrições do Covid-19 foram suspensas. Uma estimativa de 385.000 pessoas foi ao Grant Park de Chicago entre 29 de julho e 1º de agosto.
A princípio, o fundador do festival, Perry Farrell, disse na semana passada que o festival “fez a coisa certa” ao retornar em 2021, apesar dos temores sobre a pandemia em curso até então.
De acordo com a Dra. Allison Arwady, comissária do Departamento de Saúde Pública de Chicago, disse que não há “nenhuma descoberta inesperada” do festival. Contudo, 203 casos do vírus tenham sido rastreados entre os presentes ao Lollapalooza, sem hospitalizações ou mortes subsequentes.
“Já passamos 14 dias do primeiro dia de Lolla e continuamos investigando casos de Covid”, escreveu Arwady no Twitter. “Não houve nenhuma descoberta inesperada neste ponto e nenhuma evidência neste ponto de evento de super-propagador ou impacto substancial na epidemiologia Covid-19 de Chicago.”
Ela acrescentou: “Dos cerca de 385 mil participantes em Lolla, mais de 90% foram vacinados. Deste número, 0,0004% (4 em 10.000) relataram teste positivo. 0,0016% (16 em 10.000) dos participantes não vacinados relataram teste positivo. Ainda assim, desde 11 de agosto, nenhuma hospitalização ou morte foi relatada até agora”.
Do NME
Foto: Scott Legato/Getty Images