Feira Paraíba Vinil agita programação do Viva Usina com expositores, brechó e experiência gastronômica

Para celebrar a cultura musical e a paixão pelo vinil, nos dias 13, 14 e 15 de junho a Feira Paraíba Vinil participa pela primeira vez do projeto Viva Usina, com mais uma edição imperdível, que promete animar o final de semana com uma programação regada a muita música, na Usina Cultural Energisa.

Para esta edição, a Feira Paraíba Vinil vai reunir 15 expositores, além de brechó e a tradicional feirinha de economia criativa, com a venda de livros, cafés, cerveja artesanal, drinks e gastronomia em geral. Toda a estrutura estará montada na área externa da Usina Cultural, das 16h às 22h.

Continua após a publicidade...

Cultura do Vinil

Criada em 2023, o evento celebra o vinil e o interesse constante do público pela retomada do disco nos últimos anos. Sérgio Pacheco, idealizador da feira, conta que a iniciativa de produzir a feira partiu do vendedor de discos e seu amigo pessoal, André Baldoni, recém chegado em João Pessoa naquele ano, vindo do Distrito Federal.

Em janeiro deste ano, uma nova edição da feira foi pensada e realizada na Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa. Mesmo com espaço reduzido e apenas oito expositores, a feira superou as expectativas do idealizador e contou com aproximadamente 600 pessoas que frequentaram o evento.

No mês seguinte, uma nova edição da feira foi realizada, integrando a programação do Usina de Verão, ação da Usina Cultural Energisa, uma iniciativa que Sérgio Pacheco considerou muito positiva. “Esta edição reuniu mais de 1.300 pessoas, de acordo com dados da própria Energisa. A feira alcançou um nível de tal forma que em alguns horários não dava para passear, você não conseguia mais olhar os discos. O estacionamento estava completamente lotado, e apenas a feira estava acontecendo na Energisa naquele momento”, afirma o idealizador.

Empreendedorismo criativo

Além de idealizador da feira, Sérgio é também o responsável pela Taioba Discos, loja de comercialização de vinis em João Pessoa e todo o Brasil. Reunindo colecionadores, músicos e entusiastas em um ambiente de troca e celebração dos discos, a Feira Paraíba Vinil se tornou uma oportunidade para quem deseja expandir sua coleção, conhecer novos artistas e se aprofundar no universo do vinil.

Para esta edição, Pacheco tem a missão de produzir a feira inteiramente sozinho, a qual deve reunir cerca de 15 expositores, onde terão a oportunidade de apresentar seus discos durante os três dias de programação, desde clássicos do rock até raridades da música brasileira e internacional.

Ele explica que o sucesso da feira nas últimas edições pode ser visto como uma consolidação do evento na cena cultural e representa toda a potencialidade que pode alcançar em João Pessoa. “Eu tenho recebido muitas demandas do pessoal que vende artesanato, doces, salgados e outros produtos, para participarem da feira e comercializarem seus produtos, porque estão percebendo que existe um público que cresce e cada vez mais procura se dedicar à cultura do vinil”, finaliza.

Muito além dos Vinis

Além das vendas e trocas de discos, a feira contará com apresentações musicais ao vivo, oficinas, palestras e exposições que destacam a importância do vinil na história da música e sua relevância na cultura contemporânea.

Para animar a programação, quem comanda o som da feira no sábado são os DJs O Galego do Groove e DJ Morais, a partir das 16h. Já no domingo, a partir das 13h, o som fica por conta do DJ Jerson B. e retornando para o comando da música, às 14h, o DJ residente da Paraíba Vinil, DJ Morais.

Para quem deseja ainda uma boa comida ao longo dos dias de programação já pode ir se preparando para desfrutar de uma maravilhosa experiência gastronômica, com a comercialização de salgados, doces, cafés, entre outras guloseimas para todos os públicos presentes.

 

Relacionadas

 O mundo do samba perdeu uma de suas maiores…
A partir desta segunda-feira (16), o Pix — já consolidado como o…