O médico e ex-secretário de saúde da Paraíba Geraldo Medeiros recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), a Medalha Epitácio Pessoa, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba em reconhecimento ao seu trabalho à frente da Secretaria Estadual de Saúde durante o período da pandemia. A atual secretária de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega e o diretor superintendente da fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi também foram homenageados.
A solenidade foi marcada pela emoção da superação dos momentos mais críticos da pandemia no estado. O autor da propositura, deputado Jeová Campos justificou a homenagem, “Foi a partir de um olhar crítico pela capacidade de ver as coisas que eu pude perceber que o setor de saúde da Paraíba, comandando pelos três homenageados, mas que representam o conjunto de servidores públicos do Estado, conseguiram trilhar um caminho certo, agir corretamente e com o propósito de salvar vidas”, destacou Jeová que presidiu a sessão sendo secretariado pelo deputado Raniery Paulino.
Geraldo Medeiros pontuou o orgulho que sente em representar todos os profissionais de saúde do estado e ressaltou que o êxito na condução da pandemia foi uma consequência da união dos três gestores da pasta. Reafirmando o compromisso com a população paraibana, “Tínhamos que tomar decisões a cada momento e nos deparar com situações que nem imaginávamos, mas a força desta equipe, que não distinguia sábados e feriados de dias normais, foi o diferencial”.
Geraldo destacou que um dos pontos positivos da gestão foi a transparência em relação ao cenário epidemiológico. “Nós não omitimos nenhum número, nenhuma informação. O papel da imprensa também foi fundamental na pandemia atuando com a disseminação de informações que orientaram melhor as pessoas”, observou, lembrando que mais de sete mil entrevistas foram concedidas durante os dois anos de pandemia.
O presidente da ALPB Adriano Galdino afirmou que condecoração dos gestores representava um ato de justiça, reconhecimento e agradecimento. “A Paraíba foi referência para o resto do Brasil na condução da pandemia graças a competência de Renata Nóbrega, Daniel Beltrammi e Geraldo Medeiros e isso nos deixa com muito orgulho. Ações importantes foram realizadas com base na ciência e tiveram forças de evitar que muitos paraibanos fossem a óbito. Algumas vezes a população chegou a reclamar, mas os secretários resolveram apostar na vida e assumir o desgaste público, preferindo salvar a vida do povo da Paraíba”, destacou.
A entrega da mais alta condecoração da casa foi uma propositura dos deputados estaduais Adriano Galdino, Jeová Campos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo e Janduhy Carneiro.