O governador João Azevêdo lança, nesta quinta-feira (3), às 11h, no Palácio da Redenção, o projeto Nascente Viva. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver uma série de ações visando à recuperação das nascentes do Rio Paraíba, que passam por um processo de degradação.
O projeto, executado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), também prevê ações no campo da educação ambiental. Dessa forma, proprietários de terras, lideranças comunitárias e moradores do entorno do Rio Paraíba terão informações importantes de como conviver no local com sustentabilidade.
O rio Paraíba é um dos mais importantes do Estado devido a sua extensão e relevância econômica. A sua bacia hidrográfica é a segunda maior da Paraíba (fica atrás apenas da do rio Piranhas) e abrange 38% do território, abrigando 1 828 178 habitantes, o que corresponde a 52% da população total do estado.
O Paraíba banha dezenas de municípios e cidades importantes, passando pela região mais urbanizada e industrializada do estado. Em sua área de abrangência, estão incluídas as cidades de João Pessoa, a capital, e Campina Grande. Do ponto de vista hidrográfico, é a «espinha dorsal da civilização paraibana».