O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) se destaca como o favorito na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, marcada para este sábado (1). Caso eleito, Motta se tornará o deputado mais jovem a ocupar o cargo. Em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (28), ele enfatizou a importância da união entre as diferentes forças políticas do Brasil.
“O Brasil precisa de união, de convergência de ideias e respeito à pluralidade. Vamos juntos gerar crescimento e desenvolvimento com justiça social, sempre priorizando o diálogo, a governança e o fortalecimento da atuação parlamentar. O fortalecimento, sobretudo, do Poder Legislativo. O Brasil precisa de nós. E esse é o nosso foco e a nossa grande prioridade: trabalhar para o povo e pelo povo, sempre do lado do Brasil”, afirmou Motta.
O paraibano, que está em seu quarto mandato, conta com o apoio de uma ampla coalizão de mais de oito partidos, incluindo Republicanos, MDB, Podemos, PP, PV, PCdoB, PT e PL. Entre os concorrentes ao cargo atualmente ocupado por Arthur Lira (PP-AL), estão o Pastor Henrique Vieira (PSOL) e Marcel Van Hattem (Novo).
Na última segunda-feira (27), um jantar de apoio à candidatura de Hugo Motta reuniu líderes de diferentes espectros políticos, incluindo petistas, bolsonaristas e representantes do centrão, em uma pizzaria no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Hugo Motta, médico de formação, vem de uma tradicional família de políticos paraibanos. Ele é filho de Nabor (Republicanos), que foi reeleito em primeiro turno como prefeito de Patos (PB). Motta foi eleito pela primeira vez para a Câmara em 2010, aos 21 anos, a idade mínima para se tornar deputado federal. Após migrar do MDB, partido que teve forte influência no impeachment de Dilma Rousseff, para o PRB em fevereiro de 2018, ele se estabeleceu no Republicanos em 2019, onde atualmente lidera a bancada na Câmara. Em 2022, foi o deputado mais votado, recebendo mais de 158 mil votos.