Hugo Motta pode fazer história na presidência da câmara dos deputados e “Paraíba vive auge nacional”; afirma Gervásio Maia

A provável vitória de Hugo Motta (Republicanos) na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados movimenta o cenário político tanto na Paraíba quanto em nível nacional. Em entrevista nesta quarta-feira (29), o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PB), afirmou que há um movimento unificado entre a maioria dos parlamentares para garantir o apoio ao paraibano na votação marcada para o próximo sábado (1º). Para ser eleito no primeiro turno, são necessários 257 votos.

“Os parlamentares da Paraíba estão em sintonia e articulados nessa missão. Será uma grande conquista para a Paraíba e o Brasil. Nosso estado vive seu auge, com vários espaços de destaque no cenário nacional. Enquanto estados do Sudeste anunciam pacotes de obras de R$ 1 bilhão, a Paraíba apresenta um pacote de R$ 11 bilhões. Isso é fruto de um acerto construído em 2018 e fortalecido em 2022 por uma aliança de partidos”, destacou Maia.

Continua após a publicidade...

Ele também lembrou que, após quase 80 anos, Hugo Motta pode se tornar o segundo paraibano a presidir a Câmara, sendo o primeiro a assumir o cargo como o mais jovem da história. O primeiro foi Samuel Duarte, eleito em 1947.

Motta, que está em seu quarto mandato, conta com o apoio de quase todos os partidos da Casa, formando uma aliança com mais de 18 legendas, incluindo PT, PL, Republicanos, MDB, Podemos, PP, PV e PCdoB. Além de Motta, concorrem ao cargo o Pastor Henrique Vieira (PSOL) e Marcel Van Hattem (Novo).

Formado em medicina e vindo de uma tradicional família política paraibana, Hugo Motta é filho de Nabor (Republicanos), que foi reeleito em primeiro turno como prefeito de Patos (PB). Ele se elegeu pela primeira vez para a Câmara em 2010, aos 21 anos, e migrou do MDB para o PRB em 2018, e posteriormente para o Republicanos em 2019, onde atualmente lidera a bancada. Em 2022, foi o deputado mais votado do estado, com mais de 158 mil votos.

Relacionadas

Paraíba se destaca como maior produtora de mangaba do Brasil, aponta IBGE

Paraíba: A Capital Brasileira da Mangaba A Paraíba reafirma…

Advogado Nelson Wilians tem prisão preventiva aprovada pela CPI mista do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS…

Carlos Lupi se reune com João Azevêdo e discutem estratégias para 2026

Em um movimento estratégico para as eleições de 2026,…