O 3º Concurso Literário do IFPB teve seu edital publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) nesta quarta-feira. O concurso homenageia as escritoras Lourdes Ramalho (in memorian) e Marilia Arnaud e faz parte das comemorações do Instituto Federal da Paraíba referentes aos 100 anos da Semana de Arte Moderna.
Acesse aqui o edital 11/2022 e os anexos pertinentes.
A Diretoria de Cultura da Proexc é a organizadora do concurso em parceria com as bibliotecas dos campi do IFPB em Santa Luzia e Campina Grande (Poeta Zé da Luz) e com docentes de Língua Portuguesa dos campi de Monteiro, Itaporanga e João Pessoa. Serão selecionados textos literários de estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa para publicação em e-book.
Serão aceitos textos nos gêneros de poesia, cordel, contos e crônicas. A temática é livre. Só será permitido o envio de um texto por candidato, sem possibilidade de coautoria. Os textos devem ser inéditos em termos de publicação em revista, jornal ou livro e também não podem ter participado de outro concurso. É permitida a publicação anterior em rede social.
Um comitê julgador irá analisar e selecionar 40 textos mais bem pontuadas segundo os critérios definidos para a publicação em e-book com ISBN. Em caso de disponibilidade orçamentária, a Proexc poderá publicar uma versão impressa da II Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas.
A inscrição será online e gratuita, por meio de formulário eletrônico. O período de inscrição vai de 14 de maio a 28 de junho. Os autores concedem os direitos autorais do texto por cinco anos ao IFPB.
Para fins de acessibilidade e divulgação, todos os autores devem enviar um vídeo com a leitura do texto inscrito. A leitura pode ser feita pelo autor ou por outra pessoa. É permitido usar composição cênica.
O resultado preliminar dos textos selecionados está previsto para 14 de julho. O lançamento da obra está programado para o mês de agosto.
De acordo com o diretor de Cultura, George Glauber Severo, o concurso pretende estimular o debate sobre a escrita literária e também incentivar a descoberta das obras das duas autoras homenageadas por parte da comunidade.