Alerta: João Pessoa e mais 42 cidades têm alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Aviso indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h

João Pessoa e mais 42 municípios da Paraíba têm alerta de perigo potencial de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quarta-feira (29).

O aviso indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Continua após a publicidade...

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas de João Pessoa. Segundo o órgão do governo federal, há previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem ocorrer com intensidade moderada, somadas aos acumulados observados ao longo das últimas 24 horas. Neste cenário, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações em pequenas bacias e córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

De acordo com o Inmet, embora o risco de eventos como alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas seja considerado baixo, as cidades da Região Intermediária de João Pessoa estão sob alerta de risco moderado para deslizamentos de terra, especialmente em encostas urbanas. Essa avaliação foi feita com base nos acumulados de chuva registrados nas últimas 48 horas e na previsão de pancadas isoladas para o dia.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia orienta a população das áreas sob alerta a evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica durante tempestades, buscar abrigo seguro e não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas de galhos e descargas elétricas. A Defesa Civil também reforça a importância de monitorar áreas de encostas e terrenos instáveis, além de acionar os órgãos competentes em caso de emergências.

Relacionadas

Paraíba se destaca como maior produtora de mangaba do Brasil, aponta IBGE

Paraíba: A Capital Brasileira da Mangaba A Paraíba reafirma…

Advogado Nelson Wilians tem prisão preventiva aprovada pela CPI mista do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS…

Carlos Lupi se reune com João Azevêdo e discutem estratégias para 2026

Em um movimento estratégico para as eleições de 2026,…