Foi divulgado o relatório Most Influential Celebrities, realizado pela Ipsos, que, como o nome sugere, lista as celebridades brasileiras mais influentes do ano. Em 2021, o top 5 é protagonizado por Iza, Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Juliette Freire e Jéssica Ellen.
Essa é a primeira vez em três anos que os cinco primeiros lugares são ocupados apenas por mulheres (sendo 2 negras) – em 2019, o top 3 levantado pela empresa de pesquisa e de inteligência de mercado havia sido liderado por 2 homens: Evaristo Costa e Paulo Gustavo.
“O fato de termos apenas mulheres no ranking é um reflexo da sociedade frente à necessidade de representantes femininas. Essas celebridades trazem o poder da representatividade de forma autêntica e são todas muito bem-sucedidas, o que reforça a importância deste atributo como um driver de influência. Ao se observar outras características comuns deste time feminino, vê-se que são mulheres que se posicionam e fazem uso do seu sucesso para gerar impacto positivo, com uma postura extremamente motivacional. Elas possuem, portanto, uma grande conexão com a audiência”, analisa Cínta Lin, head de Creative Excellence na Ipsos.
A lista ainda entrega três nomes mais influentes em ascensão: a cantora Liniker fica em primeiro lugar, seguida das influenciadoras digitais Jout Jout e Mari Saad. Já Karol Conká, rapper considerada a “vilã” do BBB21, quando integrou o time Camarote, foi a famosa que apresentou o menor poder de influência no levantamento.
Na categoria Atitude Frente à Pandemia, cinco nomes se destacaram: Whindersson Nunes, Ana Maria Braga, IZA, Tiago Leifert e Camilla de Lucas. Quando o assunto foi Diversidade, os representantes eleitos pelos entrevistados foram: Gloria Groove, IZA, Pabllo Vittar, Camilla de Lucas e Gil do Vigor.
Para chegar ao resultado, a Ipsos entrevistou, entre os dias 01 e 07 de julho, 2.000 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil, que avaliaram 200 celebridades e influenciadores digitais em 9 categorias de influência: Sucesso, Comprometimento/Confiança, Modernidade, Alegria/Carisma, Autenticidade, Role Model, Beleza, Atitude Frente à Pandemia, e Diversidade. A margem de erro para leitura da pesquisa sem recortes foi de 2 pontos percentuais.
Da Vogue