O nível do mar na costa brasileira subiu após o tsunami em Tonga. Informações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG) do IBGE revela que a maré subiu 8 centímetros além do previsto.
Foi a Estação Maregráfica do Arraial do Cabo (RJ), uma das seis estações do IBGE, que percebeu o fenômeno 17 horas depois do tsunami.
O tsunami ocorrido no arquipélago de Tonga após erupção vulcânica no Oceano Pacífico, no dia 15, foi detectado no Brasil 17 horas depois. Na Estação Maregráfica do IBGE localizada em Arraial do Cabo (RJ), foram percebidas alterações do nível do mar local na costa brasileira, às 18h20 (horário de Brasília).
“Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d’água do local”, afirma o engenheiro agrimensor do IBGE, Everton Gomes dos Santos. “A perturbação temporária foi de 8 centímetros. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal”, acrescenta o técnico.
Além de Arraial do Cabo (RJ), o IBGE mantém outras cinco estações maregráficas ativas, localizadas nas cidades de Imbituba (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Santana (AP). O conjunto de seis estações forma a Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG).