Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Thiciane Carneiro; a conselheira estadual da OAB-PB e Diretora de Pós-Graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA-PB), Joelma Queiroz; a vice-presidente da API, Karla Alencar; o tesoureiro da API, Cristiano Teixeira; e a secretária Vilma Giusepe.
Na oportunidade, foram definidas parcerias entre as duas Instituições nas mais diferentes áreas, começando pela sabatina com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal nas eleições deste ano. “Na reunião foram pensadas estratégias comuns de atividades, como a sabatina com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Nosso objetivo é realizar uma debate mais profundo, com impressões mais concretas dos candidatos”, pontuou Harrison Targino.
Nos próximos dias será formada uma comissão, com nomes da OAB-PB e da API, para definir as regras das sabatinas, que deverão acontecer a partir da segunda quinzena do mês de agosto, logo após o registro das candidaturas.
O presidente da API, Marcos Weric, destacou a importância da parceria para reforçar ainda mais o papel social da duas Instituições. “A OAB-PB e a API são duas das mais creditadas entidades da Paraíba, com convergência de ações e histórico de militância em prol das liberdades, dos direitos humanos e do estado democrático de Direito. Temos várias pautas comuns em defesa da sociedade e com as sabatinas com os candidatos ao Governo e ao Senado poderemos dar uma excelente contribuição, orientando nosso eleitorado a escolher melhor os postulantes a cargos tão importantes para os rumos do nosso Estado”, afirmou.
Já o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Marcio Maranhão, afirmou que a OAB e a API são pilares da sociedade civil na defesa do estado democrático de direito. “A participação e junção das duas Instituições darão força aos pleitos que serão levados a efeito, além de reforçar a defesa das prerrogativas das duas categorias”, declarou.
Comitê pela Ética na Política
Na reunião, também foi definida a criação de um Comitê em Defesa da Ética na Política e contra a desinformação, que será composto, além da OAB e API, por outras entidades, que serão convidadas para fazer parte do grupo. “Estou muito feliz pela efetivação desta parceria entre duas Instituições que têm uma trajetória de luta e relevante presença nos momentos da vida social e política paraibana”, destacou Harrison Targino.