A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai investigar sobre a possibilidade da covid-19 ter se originado em um acidente de laboratório.
Após ter considerado a possibilidade “extremamente improvável”, há um ano, a Organização voltou atrás e vai avaliar profundamente o assunto.
Os questionamentos de cientistas e críticos vêm após a OMS descartar, com demasiada rapidez, ou subestimado a teoria de que o vírus pode ter tido origem no Instituto de Virologia de Wuhan, cidade do centro da China onde os primeiros casos da doença foram diagnosticados, no fim de 2019.
Identificar a fonte de uma doença pode levar anos. Demorou mais de uma década para os cientistas identificarem as espécies de morcegos que serviram como reservatório natural da síndrome respiratória aguda grave (SARS), outro coronavírus, detectado no Sul da China, no fim de 2002.
O virologista Jean-Claude Manuguerra, do grupo da OMS que investiga a origem da covid-19, reconheceu que alguns cientistas “podem ser avessos” à ideia de investigar a teoria do laboratório, mas que é preciso manter a “mente aberta” para examinar essa hipótese.