Os desafios da inclusão das crianças com deficiência nas escolas

Crianças com deficiência nas escolas – A inclusão no ambiente escolar ainda é um desafio para a maioria dessas crianças por conta das estruturas inadequadas, capacitação profissional da equipe…

Em momentos desafiadores, como o que estamos vivendo, a intolerância e o preconceito, infelizmente, ainda aparecem exarcebados na nossa sociedade.

Continua após a publicidade...

Mais uma vez levantamos a discussão acerca da inclusão social das crianças com deficiência nas escolas com a pergunta: “crianças com deficiência atrapalham o andamento das outras crianças na sala de aula?”

De acordo com IBGE, um quarto da população brasileira possui algum tipo de deficiência e precisa estar incluída no ambiente social. Já que é dever do Estado tratar com igualdade todas as pessoas – incluindo os deficientes.

É direito das crianças com deficiência, de acordo com a Lei 7.853, que todas as escolas realizem suas matrículas. E, caso a escola se recuse, estará cometendo um crime.

É ainda estipulado que o sistema educacional inclusivo crie para essas crianças a oportunidade de desenvolver, ao máximo, seus talentos e habilidades. Sejam elas físicas, intelectuais e sociais.

Mesmos direitos

Em síntese: por lei todas as crianças têm o mesmo direito à educação.

A inclusão no ambiente escolar ainda é um desafio. Para a maioria delas por conta das estruturas inadequadas, capacitação profissional da equipe que precisa ter o conhecimento adequado. Além disso, condições para aplicá-lo na escola, e acima de tudo, ainda existe muito preconceito, bullying e desinformação.

Quando falamos em inclusão, isso não significa apenas aceitar a presença da criança na escola.

Temos que nos preparar para os desafios e diferenças que cada uma delas apresenta e fazer com que as criancas, mesmo com suas limitaçōes, sejam parte do ambiente que elas estão inseridas.

É importante salientar, que no fim, todos os alunos ganham com esse convívio. Já que a criança com deficiência deixa de ser excluida e a sua presença contribui, e muito, para a construção de uma visão não segregada nas escolas e, também, na vida.

Por fim, temos que aprender, como sociedade, que ser diferente é normal.

Do Mundo Ela/Estado de Minas
Foto: Getty Images

Relacionadas

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (24), o…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, embarcou para o…
Em 2024, a Paraíba se destacou como um dos…