“O golpe tá aí, cai quem quer”. Essa frase tão conhecida nos últimos tempos por conta das redes sociais tem servido para ilustrar um monte de situações corriqueiras que têm ocorrido na vida de milhões de brasileiros, mas nada cai tão bem para quem ainda insiste em defender o Governo Bolsonaro.
Sem falar do despreparado, da inércia em não promover políticas públicas para combater a pandemia e a crise econômica, do caos que se instalou no nosso país. Nada disso atinge os corações e mentes daqueles que apertaram o 17 nas últimas eleições. E esse escárnio generalizado do presidente com a sua gestão que não muda a opinião de milhões está fazendo surgir um novo tipo de cidadão na nossa pátria: os negacionistas da corrupção.
Basta dar uma passada rápida nos posts que noticiaram a denúncia envolvendo um funcionário do Governo, que pediu um dólar de propina para cada vacina comprada. Em todas essas postagens, várias pessoas se pronunciam afirmando se tratar de fakenews, de invenção, de tudo o que é ficção, terminando na fatídica frase “e o pt?”.
É lamentável que cheguemos a esse ponto de desacreditação da imprensa, mas devemos sim manter a credibilidade de uma denúncia, mesmo porque cabe a quem acusa o dever de provar. E um escárnio desse vir à tona contra uma ação que deveria ser urgente para salvar vidas é de uma gravidade sem precedentes.
Aguardemos os próximos capítulos e que essa CPI traga frutos que possam possibilitar nosso país de recuperar o prumo perdido.