Foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) a lei 12.101, de autoria do deputado Tovar, que Institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, no dia 6 de maio.
A Síndrome de Edwards é uma doença que provoca atrasos graves no desenvolvimento devido a um cromossomo 18 extra. O primeiro exame trimestral, que inclui um exame de sangue e ultrassom, oferece informações prévias sobre o risco de um bebê apresentar o problema. Um exame pré-natal no segundo trimestre também pode detectá-lo.
Os sintomas incluem baixo peso ao nascer, cabeça pequena de formato anormal e defeitos congênitos em órgãos, muitas vezes fatais. A síndrome de Edwards não tem tratamento e, geralmente, é fatal antes do nascimento ou durante o primeiro ano de vida.
“Esta data serve para que a população tenha mais informações sobre a síndrome, tornando possível o debate público sobre a condição. Precisamos esclarecer a complexidade da doença, como também informar sobre questões de tratamento. A ideia é que sejam realizadas campanhas educativas, debates e palestras visando promover melhor orientação e conscientização sobre as questões relacionadas à síndrome”, destacou Tovar.