André Alves do Nascimento, de 35 anos, natural da Paraíba, foi localizado pela Interpol e está em prisão preventiva no centro penitenciário de Fleury-Mérogis, em Paris, por envolvimento com tráfico de drogas. A informação foi divulgada pela Polícia Federal da Paraíba nesta segunda-feira (14).
A prisão de André, que estava desaparecido desde 6 de novembro do ano passado, deve durar até 6 de março de 2025, totalizando quatro meses. Detalhes sobre as circunstâncias da prisão e o tipo de substância traficada não foram divulgados. O Ministério das Relações Exteriores, através do Consulado-Geral do Brasil em Paris, confirmou que está prestando assistência consular ao brasileiro, mas não forneceu mais informações.
A família de André, que reside em Joinville, Santa Catarina, não foi oficialmente notificada sobre a prisão. Andreia Alves do Nascimento, irmã de André, relatou que a mãe está em estado de choque com a notícia.
André, que vivia em Joinville há 15 anos, desapareceu após iniciar uma viagem pela Europa. Ele chegou a Paris em 4 de novembro e fez seu último contato com a família dois dias depois. A preocupação da família aumentou quando, a partir de 8 de novembro, um amigo também não conseguiu mais se comunicar com ele.
A Polícia Federal na Paraíba notificou a Interpol sobre o desaparecimento de André em 11 de novembro de 2024. O retorno dele ao Brasil estava previsto para 18 de novembro.
A mãe de André, Maria de Lourdes do Nascimento, expressou esperança no retorno do filho: “Eu tenho fé que o meu filho vai voltar. Não sei em que circunstâncias, mas ele vai voltar.”