Dez dias após a longa viagem entre o Brasil e o Japão, mais um desafio está sendo superado pelos atletas paralímpicos: a aclimatação, que é o período de adaptação ao clima e ao fuso horário do país. O Japão está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos do ano. A delegação da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco está concluindo essa fase de preparação instalada na cidade de Hamamatsu, onde faz treinamentos e se adequa à essa realidade.
“Fomos muito bem recebidos em Hamamatsu e aqui existe uma ligação, uma espécie de carga afetiva para nós porque a cidade abriga a maior colônia de brasileiros no Japão. O fuso sempre é difícil, demoramos em torno de cinco dias para nos adaptarmos totalmente. Mas, começamos a nos preparar desde que estávamos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Lá, já começamos a dormir mais tarde e tentando, aos poucos, nos adequarmos ao fuso que estaria por vir, para que o choque não fosse tão grande quando chegássemos aqui no Japão”, explicou o goleiro da Seleção de Futebol de Cinco, o paraibano Luan Lacerda.
Calor japonês
E para quem pensava que os atletas da seleção se acostumariam fácil com o calor japonês – já que muitos deles são paraibanos – se enganou. Luan conta que o tempo mudou um pouco nos últimos dias, mas as altas temperaturas permanecem. “É impressionante como o calor aqui é quase insuportável, e olha que estamos acostumados com o clima quente. De uns dias pra cá, começou a chover muito, mas mesmo com as fortes chuvas, continua quente e abafado. Já em relação à comida, os chefs tentaram se enquadrar à nossa gastronomia. Então, nesse ponto, estamos nos sentindo em casa. Tem arroz e feijão todo dia no prato”, brinca Luan.
No próximo domingo, 22, os atletas seguem para Tóquio, onde irão se acomodar na Vila Paralímpica. “Estamos curiosos para conhecer as instalações, porque o Japão sempre se supera no quesito inovação. É um país que sempre surpreende. Mas, a verdade é que estamos muito ansiosos não só para chegar à Vila, mas principalmente para o início dos Jogos. O adiamento do evento aumentou e muito essa nossa expectativa. Estamos contando as horas para podermos entrar em quadra e fazer o que sabemos”.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, que será realizada no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília), acontecerá no próximo dia 24 de agosto.