Mais uma péssima notícia para os paraibanos. A conta de luz vai ficar mais cara a partir deste sábado (28). Isto porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou o reajuste de 7% para os consumidores do Estado.
Mesmo chegando a três meses seguidos de bandeira vermelha, a Energisa, concessionária que fornece energia do Estado, vai repassar a revisão tarifária para o consumidor.
No cálculo da Agência, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 7,08%, ou seja, uma elevação tarifária. A distribuidora atende 1,4 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios no estado da Paraíba.
Segundo divulgou a própria Aneel, a revisão foi impactada, especialmente, por componentes financeiros apurados no processo tarifário atual, além de despesas relacionadas à aquisição de energia.
Já a Energisa destaca que, mesmo com o reajuste, a tarifa manteve-se abaixo dos índices que medem a inflação.
Junto com o gás de cozinha, gasolina e própria alimentação, o reajuste da energia mesmo com a justificativa de permanecer abaixo da inflação vai impactar e muito no bolso dos paraibanos. Basta imaginar, sobretudo, que os salários de milhares de pessoas permanecem os mesmo há tempos, ou até diminuíram durante a pandemia.
Por último, confira abaixo como vão ficar os reajustes, seja nas unidades residenciais, bem como para empresas.
