A Paraíba alcançou o maior índice de reeleição de prefeitos no Brasil em 2024, com 93% dos gestores municipais que tentaram manter os cargos sendo reconduzidos. Entre os 115 prefeitos candidatos à reeleição no estado, 108 obtiveram vitória. O levantamento é da Folha de S.Paulo com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número representa o maior percentual registrado no estado nas últimas duas décadas e reforça a tradição paraibana de continuidade nas administrações locais.
Destaque para a estabilidade política na Paraíba
Além do alto índice de reeleição no interior do estado, a capital João Pessoa também seguiu a tendência, com a reeleição de Cícero Lucena (PP) no segundo turno. Lucena obteve 63,91% dos votos, vencendo o adversário Marcelo Queiroga (PL) e consolidando mais um mandato à frente da prefeitura. Historicamente, a Paraíba apresenta uma média de reeleição de 71%, um dos maiores índices do país, refletindo o apoio dos eleitores à continuidade das políticas e projetos dos gestores municipais.
Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) venceu com 57,94% dos votos. Dr. Jhony teve 42,06%.
Recorde de reeleição em 2024
Em suma, no Brasil como um todo, o número de prefeitos reeleitos atingiu o maior patamar dos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, são 80% dos candidatos mantendo suas posições no Executivo municipal, representando 2.571 cidades. Esse percentual supera o recorde anterior de 2008, quando 65% dos prefeitos conseguiram reeleição. O desempenho da Paraíba, no entanto, se destaca, com o maior aproveitamento entre estados com mais de cem prefeitos na disputa pela reeleição.