PF mira esquema de fraudes bancárias que atuava na PB e outros estados

Operação da PF mira esquema de fraudes bancárias que atuava na Paraíba e outros estados
Foto: Divulgação

A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira (14) a Operação Falsioloquium, voltada a desarticular uma organização criminosa responsável pela obtenção de recursos indevidos através da abertura de contas bancárias com o uso de documentos falsos. A operação ocorre simultaneamente em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo, com impactos na Paraíba, onde a organização também realizava suas ações fraudulentas.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte (CE), começaram em junho deste ano, quando um homem foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta com documentos falsos na Caixa Econômica Federal, em Mauriti (CE). A prisão inicial revelou um esquema mais amplo, com o envolvimento de outros suspeitos, incluindo pessoas com antecedentes criminais e suposta ligação com facções, operando em várias localidades dos estados mencionados, incluindo a Paraíba.

Continua após a publicidade...

Na operação de hoje, dois mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram expedidos pela 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte, visando principalmente desarticular a atividade criminosa. Os acusados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.

A PF segue investigando a extensão das fraudes, e as autoridades acreditam que o esquema se valia de sofisticadas técnicas de falsificação, visando instituições financeiras em diversas cidades do Nordeste e do Sudeste.

Relacionadas

Um levantamento realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa…
A cantora Liniker confirmou sua apresentação na capital paraibana…