“Quase uma tragédia”! Aviões escapam de colisão em pleno ar e piloto explica manobra salvadora

No mundo da aviação, todo e qualquer sistema que proporcione maior segurança aos tripulantes e passageiros é fundamental. Um deles é chamado de TCAS (Traffic Collision Avoidance System), conhecido no Brasil como Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego.

E foi exatamente este instrumento que ajudou a afastar o risco de um acidente aéreo envolvendo um avião que fazia a rota entre Vitória e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.

Continua após a publicidade...

O relato foi dado pelo piloto Luis Henrique Fernandino, que possui um canal no YouTube em que trata exatamente de dúvidas de internautas sobre o mundo da aviação.

No episódio em questão, o comandante contou que decolou de Vitória, quando o sistema TCAS começou a emitir um alerta de que o avião estava em rota de colisão, obrigando o piloto a ganhar altitude para que fosse evitado um acidente.

Por ‘problemas técnicos’, avião da Azul faz pouso de emergência no Rio
“Estávamos decolando de Vitória. Passado algum tempo, já tinha tirado os cintos e tal, vindo para Confins, o avião começou a emitir “traffic, traffic, climb, climb (tráfego, tráfego, subir, subir)”. Percebeu que vinha um outro avião em nossa direção”, disse o piloto.

Caso o comandante não agisse, em questão de segundos poderia haver uma colisão no ar. Após subir, como o TCAS orientou, o avião passou pela outra aeronave que, antes, estava em sua rota, voltou ao nível em que estava. “Ele pediu para eu aumentar a minha razão de subida e eu aumentei até chegar na faixa verde, mantendo até a ultrapassagem. Quando o perigo passou, ele falou: “Clear of conflit”. Você volta a continuar a subir ou a voar no seu nível”, explicou.

Do Estado de Minas

Relacionadas

A 11ª edição do Natal na Usina tem programação…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na última quinta-feira…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou com uma…