No mundo da aviação, todo e qualquer sistema que proporcione maior segurança aos tripulantes e passageiros é fundamental. Um deles é chamado de TCAS (Traffic Collision Avoidance System), conhecido no Brasil como Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego.
E foi exatamente este instrumento que ajudou a afastar o risco de um acidente aéreo envolvendo um avião que fazia a rota entre Vitória e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
O relato foi dado pelo piloto Luis Henrique Fernandino, que possui um canal no YouTube em que trata exatamente de dúvidas de internautas sobre o mundo da aviação.
No episódio em questão, o comandante contou que decolou de Vitória, quando o sistema TCAS começou a emitir um alerta de que o avião estava em rota de colisão, obrigando o piloto a ganhar altitude para que fosse evitado um acidente.
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“Estávamos decolando de Vitória. Passado algum tempo, já tinha tirado os cintos e tal, vindo para Confins, o avião começou a emitir “traffic, traffic, climb, climb (tráfego, tráfego, subir, subir)”. Percebeu que vinha um outro avião em nossa direção”, disse o piloto.
Caso o comandante não agisse, em questão de segundos poderia haver uma colisão no ar. Após subir, como o TCAS orientou, o avião passou pela outra aeronave que, antes, estava em sua rota, voltou ao nível em que estava. “Ele pediu para eu aumentar a minha razão de subida e eu aumentei até chegar na faixa verde, mantendo até a ultrapassagem. Quando o perigo passou, ele falou: “Clear of conflit”. Você volta a continuar a subir ou a voar no seu nível”, explicou.
Do Estado de Minas