O apresentador Rodrigo Bocardi, de 49 anos, foi demitido da Globo após 25 anos de carreira na emissora. A decisão de desligar o âncora do “Bom Dia São Paulo” foi comunicada pela Globo, que alegou descumprimento de “normas éticas”, relacionadas a questões de compliance.
O advogado trabalhista José Eduardo G. Pastore explicou à CNN que uma demissão por questões de compliance é uma situação extremamente grave. Compliance refere-se ao conjunto de disciplinas que asseguram que empresas e indivíduos atuem em conformidade com normas legais, políticas internas e regulamentos externos aplicáveis ao negócio.
“Trata-se da violação de regras internas da empresa, estabelecidas no compliance, que podem levar à demissão. Exemplos incluem a violação do código de conduta da empresa, que pode ferir a imagem ou a reputação da organização devido a comportamentos ilegais ou atos de indisciplina do trabalhador”, esclareceu Pastore.
Outros exemplos de violação do código de conduta podem incluir mau comportamento, como assédio a colegas, ou descumprimento do dever funcional, como a deturpação de uma notícia, que poderia causar danos à reputação da Globo.
Pastore também destacou que as regras de violação de compliance geralmente são tratadas em sigilo, o que explica a falta de detalhes adicionais fornecidos pela emissora sobre a demissão.