A princípio, entre os dias 5 e 13 de abril, ocorreram 1.128 mortes por covid-19 no país. Estados vizinhos à Paraíba, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará continuaram registrando óbitos neste período. O Rio Grande do Norte divulgou a perda de 27 vidas para a covid-19, seguido do Ceará, com 41 mortes. Pernambuco registrou o maior número de óbitos: foram 58 no espaço de uma semana. No mesmo período, o Espírito Santo, com quase a mesma população da Paraíba, divulgou 21 mortes por covid-19.
A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, assegura que os números são reflexo das medidas adotadas durante a pandemia. “A Paraíba tomou decisões baseadas na ciência e contou com a contribuição da população, que seguiu as orientações. Hoje, com um cenário mais tranquilo e a desobrigação do uso de máscaras, ainda é possível observar muitas pessoas fazendo uso do equipamento, sobretudo os mais idosos e em locais fechados”, pontua.
Vacinação
Renata Nóbrega lembra que a vacinação foi e tem sido uma grande aliada para o atual cenário da covid-19 na Paraíba. “Superamos a marca de 86% da população acima de 5 anos do estado com o esquema primário de primeira e segundas doses completo e mais da metade dessas pessoas já tomou a dose de reforço, isso é mais do que a média nacional. Mas é importante destacar que a vacinação continua e ainda há registro de doses em atraso. Aqueles que não compareceram para a segunda dose ou para dose de reforço devem fazer isso imediatamente para manter a tranquilidade em relação ao número de casos e de óbitos no estado”, finaliza.
Dessa forma, até agora, a Paraíba confirmou 599.987 casos de covid-19, dos quais 10.197, infelizmente, evoluíram para óbito. Contudo, o Estado já distribuiu 9.134.144 e aplicou um total de 8.522.600 doses de vacina contra covid-19. Desde o início da pandemia, mais de 1,5 milhões de testes para diagnóstico da doença foram feitos.