Tardezinha inclusiva em João Pessoa celebra diversidade com o ‘Baile Pintando a inclusão’

Nesse domingo (26), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA) e a Turma Tá Blz, realizou a primeira Tardezinha Inclusiva do ano, que contou com o ‘Baile Pintando a Inclusão’. O evento ocorreu no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e teve como objetivo celebrar a diversidade e a criatividade das crianças atípicas.

“Hoje é o primeiro evento do ano e temos a temática ‘Pintando a Inclusão’, que faz alusão ao retorno das aulas e à prática artística, fundamental para o desenvolvimento das crianças atípicas. Temos famílias de vários bairros da cidade interagindo e trocando experiências, proporcionando um espaço de acolhimento e respeito, com diversas atividades pensadas para esse público”, destacou Nik Fernandes, idealizadora do projeto.

Continua após a publicidade...

A programação incluiu apresentações da Turma Tá Blz, Estela Louise, Kika, Baba Baby, Clara Bione, além de performances de crianças atípicas como Nay, Luiz Felipe, DJ Jhony e Ana Beatriz. Músicos como Camaleão Musical e Fernando do Acordeon também se apresentaram.

Durante o evento, crianças e familiares participaram de oficinas de pintura artística, jogos de tabuleiro, pula-pula, piscina de bolinhas, e desfrutaram de pipoca e algodão doce. Além disso, houve uma Feirinha Inclusiva, Salão de Beleza, atendimento odontológico e assistência jurídica.

Cida Pereira, mãe de duas meninas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltou a importância da Tardezinha Inclusiva. “Participamos de todas as edições, pois é uma oportunidade de sair de casa em um ambiente tranquilo e acolhedor, onde elas podem interagir livremente”, afirmou.

Danielle, uma das filhas de Cida, compartilhou sua experiência: “Aqui todo mundo se respeita, não importa as diferenças. Eu gosto muito porque é animado e tem várias coisas legais para brincar e interagir”.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, destacou o impacto positivo do evento. “A Tardezinha Inclusiva é um diferencial para João Pessoa, funcionando como uma terapia social. Aqui, os autistas são protagonistas, desenvolvendo talentos e habilidades sociais. Estamos iniciando o quarto ano do projeto, que promove inclusão e acolhimento, reafirmando que João Pessoa é uma Cidade Inclusiva”, afirmou.

A Tardezinha Inclusiva, parte do projeto Somos Capazes, visa promover o desenvolvimento de crianças com TEA através da arte e da cultura, criando um ambiente acolhedor onde o afeto e a igualdade são fundamentais. O evento é realizado mensalmente, de forma gratuita, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

Relacionadas

Hugo Motta marca data de votação do projeto da isenção do Imposto de Renda

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou…
Tapiocaria do Irmão Firmino. Foto_ Reprodução Facebook

Incêndio atinge e destrói parcialmente Tapiocaria do Irmão Firmino; veja vídeo

Um incêndio na madrugada desta quarta-feira (24) atingiu a…