Você ainda joga lixo na rua? Estudo já detecta microplástico em leite e carnes

Um estudo chocante realizado por cientistas dos países baixos revelam que a falta de educação da população mundial em jogar lixo na rua tem seus efeitos que vão culminar com problemas de saúde em toda a população. Isso porque três quartos da carne e dos produtos lácteos analisados pelos cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam, apresentaram partículas microplásticas.

O estudo-piloto mostra que porcos e vacas são expostos a partículas de plástico por meio da ração e os mesmos pesquisadores já haviam descobertos microplástico no sangue humano, em março deste ano. Durante a pesquisa na universidade de Amsterdã foram analisadas 12 amostras de sangue de vaca e 12 de sangue de porco e encontrados microplásticos em todas, incluindo polietileno e poliestireno.

Continua após a publicidade...

Ao investigar 25 amostras de leite, provenientes de supermercados, tanques em fazendas e ordenha manual, os pesquisadores descobriram que 18, pelo menos uma de cada tipo, estavam contaminadas.

Cadeia alimentar contaminada

Os resultados revelam cadeia alimentar já contaminada. “Há uma primeira indicação de que partículas de plástico estão presentes em concentrações detectáveis na ração animal moderna, nos animais que a comem e nos produtos agrícolas”, diz o documento.

Uma possível consequência é o registro de “partículas de plástico na maioria (75%) da carne bovina e das amostras de carne de porco” pesquisadas. “Portanto, os seres humanos podem ser potencialmente expostos a partículas de plástico comendo carne bovina ou suína”. Haverá menor risco, provavelmente, por meio do leite, afirma o estudo.

O trabalho foi encomendado pela organização ambiental holandesa Plastic Soup Foundation, que procura acrescentar dados científicos para tentar alertar a população e conter a poluição na fonte.

“Precisamos urgentemente de livrar o mundo do plástico na alimentação animal para proteger a saúde do gado e dos seres humanos”, alerta Maria Westerbos, diretora da Plastic Soup Foundation, que descreve os resultados como “chocantes”.

Plástico vai parar no rio e no mar

A maioria do plástico jogado na rua vai parar nos rios e mares. Muito desse lixo afeta diretamente todos os seres vivos. Seja no consumo por parte dos animais marinhos, seja na fabricação de produtos (como a ração) que utilizam de água.

Relacionadas

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência em…
O Governo Federal oficializou a demarcação de terra Potiguara…