Em 2022, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo vai ser realizada no final do ano. O evento acontece entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, inverno no Qatar e quase verão no Brasil. Em busca da voz das arquibancadas em um ano atípico, uma pesquisa desenvolvida pela Apoema aponta o perfil do torcedor brasileiro de forma ampla, com percepções, gostos, memórias, comportamento de consumo, prioridades, estilos de comemoração e expectativas para o evento mais importante do planeta bola.
Sobre o perfil dos torcedores, o estudo indica que 16% da população brasileira se considera fanática pelo evento e vai assistir a todos os jogos de 2022, não só os da nossa seleção. E o brasileiro ainda vai além. Pelo menos 24% dos entrevistados pretendem comprar uma TV nova para ver a bola rolar. Sobre esse comportamento de consumo, outros 30% declararam que vão comprar a camisa da seleção, enquanto 41% não pretendem adquirir nada novo para o evento.
Sem engajamento
Apesar de tantas emoções e investimentos, nem todas as pessoas gostam do esporte, até mesmo quando se trata de Copa do Mundo. O interesse por ambos não ultrapassa a casa dos 70%, e o estudo ainda revela que grande parte, cerca de 45%, é de pessoas não muito engajadas.
Ainda assim, o maior evento esportivo do planeta consegue despertar o interesse daqueles que dizem não gostar do esporte, e isso corresponde a 14%. Uma possível explicação para esse comportamento é o fato de que a Copa acaba sendo um momento de união nacional, de confraternização, que envolve memórias, legado familiar, a quebra de regras sociais e de rotina – símbolos que se conectam com as pessoas.
Ao mesmo tempo, a conclusão é de que, mesmo para quem não gosta do esporte ou do evento, é impossível não ser impactado. É futebol na TV, no rádio, na internet, nas redes sociais, no trabalho, em casa e na rua. O Brasil é o país do futebol e 79% declaram gostar, sim, da Copa do Mundo.
Copa do Mundo e união familiar
Na hora da organização, os torcedores prezam muito pela família: 88% acompanham os jogos pela TV e em outros canais de transmissão, sendo 91% em casa, 41% na casa de outras pessoas e 20% no bar. Quando perguntados sobre o que não pode faltar na Copa, 51% responderam que é a família; em seguida vem churrasco, com 49%, e cerveja, com 46%. A ligação do futebol com a família ainda vai além da Copa. Para 53% das pessoas, a relação com o futebol em geral começou desde a infância, ao ver os familiares torcendo para seus times.
Veja a pesquisa completa em: www.apoema.info/quemtorce