Na noite deste sábado (23) o médico e ex-secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, acompanhou a solenidade de colação de grau dos agentes populares de saúde no campo, em Lagoa Seca. O evento aconteceu no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Durante a cerimônia receberam certificados de conclusão da capacitação 30 agentes, que tem tido a missão de promover ações de saúde da atenção básica às comunidades da zona rural dos municípios da região agreste paraibana e população das periferias.
“Nós iniciamos esse trabalho na pandemia com a conscientização a respeito do distanciamento exigido pela covid e também fizemos a distribuição de alimentos e do leite fraterno. E isso acontece no campo, nas periferias, nos acampamentos e assentamentos,” explica a coordenadora estadual do MST, Dilei Aparecida.
Em mensagem dedicada aos formandos e convidados, Geraldo fez um retrospecto da saúde no estado, falou dos desafios enfrentados nos últimos dois anos com a pandemia, e também traçou uma relação com o trabalho desenvolvido pelos agentes. “A gestão pública de saúde tem suas dificuldades, mas é um aprendizado contínuo e hoje eu aprendo mais com essa convivência momentânea com vocês. Sei que o trabalho desenvolvido aqui também não é fácil. Eu não tinha ideia da amplitude da ação que vocês vem executando em promoção da saúde nas comunidades.”
A solenidade ainda teve a participação de lideranças nacionais do movimento, do diretor administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande, Pedro Segundo e do presidente do PT em Campina Grande, Hermano Nepomuceno.