A internet e as redes sociais são as ferramentas chaves para os empreendedores paraibanos. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2022”, realizada pelo Sebrae, 99% dos empresários acessam a internet pelo celular e 57% deles têm perfil profissional da empresa nas redes sociais.
O levantamento feito pelo Sebrae foi divulgado na última semana e mostra o WhatsApp e o Instagram como os principais canais de venda dos pequenos empreendedores no mundo digital, onde 70% dos respondentes informou que utilizam o WhatsApp para vendas e outros 49% disseram que fazem isso pelas redes sociais. Além disso, 36% dos empreendedores revelaram que mais de 20% das vendas do produto ou serviço vem das interações com os clientes via internet.
“A internet é uma ferramenta poderosa para as estratégias digitais. Se antes ela era vista mais como um espaço para lazer e entretenimento, hoje ela está muito forte para os negócios. É como se ela fosse uma espécie de um novo documento de identificação do empreendedor. Se hoje a empresa não está em um espaço digital, seja numa rede social ou site, é como se não existisse”, comentou o gerente de Relacionamento Digital do Sebrae/PB.
O cenário da Paraíba revelado pela pesquisa acompanha a tendência que vem acontecendo no país e na região Nordeste. Conforme os números, 49% dos empreendedores utilizam a internet pelo celular entre seis e dez anos e 87% deles consideram de alta importância o uso do aparelho para os negócios e 93% ainda apontam que o uso da internet está no mesmo patamar de relevância.