De acordo com a analista do Sebrae/PB, Renata Câmara, considerar os feedbacks, até mesmo aqueles não tão positivos, é importante para analisar o produto ou serviço oferecido e melhorá-lo para continuar competitivo no mercado. Outro ponto destacado por ela é utilizar esses feedbacks para construir um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo.
“Ouvir os clientes para a melhoria dos negócios é fundamental, porque com o passar dos anos a concorrência de produtos e serviços cresceu muito. Então, qual o diferencial que as pessoas podem construir no seu negócio para reter mais clientes ou ter uma relação mais duradoura? Justamente ter uma troca mais intensa de sugestões, opiniões acerca daquele produto ou serviço que você oferece”, reforçou a analista.
A consultora de imagem Mari Dantas sabe bem da importância de receber retorno dos clientes após a prestação dos serviços e o quanto construir esse relacionamento com quem é atendido é estratégico para o crescimento do negócio. “Enquanto consultora de imagem já recebi feedbacks positivos e outros nem tanto, mas sempre buscando entender que a perspectiva de cada cliente é única e nem sempre é possível atender às expectativas de todos. Contudo, é sempre um termômetro para verificar o que já está bom e pode ser melhorado ou o que não agradou tanto, por uma infinidade de fatores, mas que pode ser ajustado para causar uma melhor impressão”, revelou a consultora.
O tal do boca a boca
Ela ainda destacou que a propaganda ‘boca a boca’ também contribui para a conquista de novos clientes. “É importante perceber que a experiência do cliente vai dizer sua reputação no mercado, uma vez que a propaganda “boca a boca” ainda é a que mais impacta, pois é a opinião que vai atrair ou repelir novos clientes. Indicações são um tipo de co-branding, onde você tem perante potenciais clientes uma associação com a reputação de quem indicou, o que pode garantir melhores resultados”, disse Mari Dantas.
Por sua vez, a analista do Sebrae/PB completa que aproveitar os feedbacks e a interação com o cliente ajuda inclusive a ele, mesmo com outras opções no mercado, escolher o seu produto ou serviço somente por conta do relacionamento que você construiu com a marca. “Quanto mais relacionamento você cria com o cliente, mais chances tem de retê-lo na sua empresa e ele preferir a sua marca do que a outra. Então, o diferencial vai ser o relacionamento que tem por base essa escuta ativa e resposta de atendimento à satisfação do cliente”, orientou Renata Câmara.