Os primeiros três meses deste ano foram marcados por muito calor e muita chuva na Paraíba. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), os municípios do Sertão se destacam com 28 cidades com os maiores registros de precipitações.
A capital João Pessoa, ocupa a modesta posição de número 29 no ranking, ficando atrás de outra cidade sertaneja, Aparecida.
Entre os destaques, Vista Serrana/Desterro de Malta se sobressai com o maior registro de chuvas até então neste ano, totalizando 742,2 milímetros. Na sequência, aparecem Bonito de Santa Fé com 733 mm. Monte Horebe com 722,7 mm, Paulista com 692,8 mm e Coremas/Açude Coremas, em quinto lugar, com 661,3 milímetros.
A lista prossegue com a cidade de Emas (653,9 mm), seguida por Diamante (652,9 mm). Ainda aparecem Tavares (642,1 mm), Pombal (617,7 mm) e Cajazeiras (615,1 mm).
Quais cidades que mais choveu este ano na Paraíba?
A Aesa continua monitorando e analisando os dados climáticos, fornecendo informações essenciais para a compreensão e a tomada de decisões relacionadas ao clima e ao meio ambiente em todo o estado da Paraíba.