O podcast Discoteca Básica lançou, no ano passado, uma enquete a respeito de LPs e CDs referenciais para a história da música popular brasileira. Os primeiros resultados, divulgados nesta segunda-feira (9/5), no primeiro episódio da quarta temporada, apontam o “Clube da esquina” como o maior álbum brasileiro de todos os tempos. A votação, anunciada como a maior e mais abrangente já feita no país, envolveu 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à produção musical.
Realizada ao longo do segundo semestre de 2021, a votação envolveu jornalistas, como Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira; produtores, como Kassin, Pupillo e Lampadinha; e músicos, como Leoni, André Abujamra e vários outros. Segundo os produtores do Discoteca Básica – o criador de conteúdo Guga Mafra e o jornalista Ricardo Alexandre -, o resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, tanto por causa do tamanho do corpo votante quanto pelo número de discos elencados.
Cada votante contribui com sua lista pessoal dos 50 melhores álbuns de todos os tempos. O resultado completo da eleição será publicada no livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos”, para o qual já foi aberta uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que fica no ar até o dia 9 de julho.
Confira o Top 10 da votação
1. “Clube da esquina” (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
2. “Acabou chorare” (1972) – Novos Baianos
3. “Chega de saudade” (1959) – João Gilberto
4. “Secos & molhados” (1973) – Secos & Molhados
5. “Construção” (1971) – Chico Buarque
6. “A Tábua de esmeralda” (1974) – Jorge Ben Jor
7. “Tropicália ou panis et circencis” (1968) – Vários artistas
8. “Transa” (1972) – Caetano Veloso
9. “Sobrevivendo no inferno” (1997) – Racionais MC’s
10. “Elis & Tom” (1974) – Elis Regina e Tom Jobim
Do Estado de Minas