A imunidade gerada naturalmente pelo corpo após um resfriado comum pode oferecer proteção contra a Covid-19, segundo revelou um estudo realizado por pesquisadores do Imperial College de Londres.
A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications nesta segunda-feira, 10, e pode auxiliar a produção de novas vacinas contra o coronavírus.
Segundo o estudo, após pegar resfriado, o organismo produz elevados níveis de células T, de defesa. Estas células, segundo pesquisadores, auxilia no fornecimento de proteção contra a Covid.
“Descobrimos que altos níveis de células T pré-existentes, criadas pelo corpo quando infectadas com outros coronavírus humanos como o do resfriado comum, podem proteger contra a Covid-19” afirmou a autora do estudo, Rhia Kundu, em entrevista à BBC.
Imagem ilustrativa da imagem Resfriado comum pode gerar proteção contra Covid-19, diz estudo
O estudo iniciou em setembro de 2020 e foi realizado com 52 pessoas que tiveram resfriado comum e foram expostas ao coronavírus. Desde recorte, 26 pessoas foram assintomáticas.
Os especialistas, no entanto, alertam que seria um erro grave acreditar que quem teve um resfriado recentemente está automaticamente imune à Covid-19.
“Embora seja uma descoberta importante, essa é mais uma forma de proteção, e não deve ser a única ferramenta para impedir a doença. Em vez disso, o melhor jeito de se proteger contra a Covid-19 é manter sua vacinação atualizada, incluindo receber a dose de reforço”, afirma Rhia.
Do A Tarde